LUCRO COM SEMINÁRIOS

Os seminários bem sucedidos são geralmente baseados no conceito de dar ao espectador a força para acreditar que pode. Os palestrantes geralmente falam a partir de experiências adquiridas de suas próprias vidas. Seminários de auto-ajuda dão ao público os instrumentos e a motivação para ter sucesso! Assim, um seminário bem organizado e apresentado que ajude as pessoas a chegarem ao caminho do sucesso.


Essa é uma venda fácil, que proporciona um potencial de renda ilimitada, somente através de sua habilidade de expressar-se.
 

Dale Carnegie - Autor do livro “Como ganhar amigos e pessoas de boa influência”, foi certamente um dos pioneiros, se não o primeiro professor de seminários de auto-ajuda relacionado ao mercado. Voltando-se à grande depressão dos anos 30, ele reconheceu a necessidade das pessoas de melhorarem o aproveitamento próprio. Fez um acordo com a diretoria local YMCA, fazendo todo o mundo saber que estava oferecendo aulas de auto-ajuda. O resto da história é uma das clássicas e verdadeiras a respeito de um desempregado que se tornou multimilionário.

As pessoas que dão seminários geralmente acabam fazendo seus discursos com sessões de perguntas e respostas. Muitos deles acabam por circular pelo meio do público, com muitas oportunidades de compras de livros de auto-ajuda e fitas de acordo com os desejos diários de motivação do público, reforçando o que esse mesmo acabou de ouvir. Às vezes até mesmo como uma característica do seminário - existe uma grande quantidade de motivação projetada nesses encontros. Na linha final, o maior objetivo desses seminários é a motivação, mais do que o aprendizado de algo que o público na verdade já conhece. As palavras favoritas da maioria daqueles que dão seminários é geralmente “Essa é a diferença entre ter um sonho e tomar ação diante desse mesmo - uma questão de dizer: “ Eu posso, acreditando e então realizando - porque você pode!”.

Você não precisa de um escritório para tornar-se grande com seminários de auto-ajuda. O publico não fará visitas, é você quem leva o programa até ele. Seminários de auto-ajuda são atraentes a quase todo mundo, desde trabalhadores simples até os maiores executivos assistem.

No começo, você iniciará estagiando seminários para o público em geral, em restaurantes, salões de festas, salões de dança e centros de convenções. Mas é importante seguir alguns passos:

Passo 1: Encontre um assunto de atração em massa e estude-o completamente (neurolingüística, auto estima, inteligência emocional, etc).

Passo 2: Uma vez que você tiver todo o material relativo ao seu assunto pronto, deve procurar por um lugar a ser alugado para o seu seminário. Este lugar pode ser o seu próprio escritório ou uma sala especial de um hotel. Eu sugiro que você cheque os preços dos hotéis, porque alguns são muito baratos, sendo que você pode ficar surpreso com os tipos de negociações. Alguns outros são realmente muito caros, não faça essa opção. Eu, pessoalmente, já negociei R$ 150,00 por dia por uma sala para 120 pessoas, num hotel no coração de São Paulo.


Passo 3: Determine o preço. Essa é uma parte muito importante, porque quanto mais barato for o seminário, mais ele será percebido e procurado; da mesma forma, quanto mais caro ele for, o menor número de pessoas vai atrair. Se você tiver um assunto quente, poderá fazer seminários muito baratos e ainda ganhar muito dinheiro.

Passo 4: Determine sua abordagem de mercado. Como você deveria vender seus seminários? Campanha pelo correio: use uma campanha pelo correio quando seu seminário custar R$ 60,00 ou mais. Você poderia comprar uma lista de nomes atualizada em sua região e enviá-la com uma carta bem convincente.


Passo 5: Determine a data de seu seminário. Quanto mais caro ele for, mais longo será o ciclo de publicidade. Se seu seminário custar apenas R$ 60,00, você deveria começar com uma campanha de três semanas de antecedência. Agora, se seu seminário for do tipo caro, comece a promovê-lo por volta de cinco a seis semanas antes.

Passo 6: Vamos dizer que você já esteja preparado com o material relativo ao seu assunto, tenha feito uma reserva para o local dos seminários num hotel e também tenha começado sua campanha publicitária. Se já tiver feito tudo isso, só falta responder aos telefonemas e assistir a entrada de dinheiro. Se você perceber que recebe uma resposta por semana pelo seu anúncio, quer dizer que deve modificar o anúncio imediatamente. Eu repito que o segredo para uma boa propaganda é testar, testar e testar.

O custo médio para assistir um seminário é por volta de R$200,00 por pessoa, de modo que a maioria do seu público virá de uma faixa de renda alta, mas se você entregar os aspectos promocionais de maneira adequada, também conseguirá pessoas de baixa renda que assistam o seminário.

Então faça as contas, se tiverem 50 pessoas em seus seminários (o que inicialmente é pouco), você terá um rendimento de R$10.000,00. Supondo que você tenha um alto custo com o local, som e equipamentos, te restariam em torno de R$5.000,00 em média por seminário. Você pode ainda conseguir patrocinadores interessados.